Em meados de 2006, iniciou-se uma tratativa para que Porto Alegre fosse uma das cidades da América do Sul a sediar uma cópia de um dos servidores Raiz de DNS (DNS root-server). Pois bem, depois destes vários anos, prezo em informar-lhes que a partir de Janeiro/2010 isto será uma realidade. A opção por Porto Alegre foi tomada em 2007, entretanto o processo será tornado realidade somente agora em 2010.

Está agendado para a semana do dia 17/janeiro/2010 a ativação de uma cópia do Servidor Raiz “I” (http://i.root-servers.org) em Porto Alegre. Ele será instalado junto ao ponto de troca de tráfego do Rio Grande do Sul (http://rs.ptt.br) sob o  patrocínio do Comitê Gestor (http://cgi.br/).

O impacto desta ativação será sentido na diminuição do tempo de resolução de nomes e no aumento na robustez da Internet na região, minimizando os impactos que sentimos pelas falhas na infraestrutura de fibras óptica nacional e internacional, e que afeta em primeira instância o serviço de resolução de nomes, sem os quais não conseguimos tirar proveito de caminhos ópticos redundantes entre as redes acadêmicas e comerciais da região.

Serão beneficiados por esta ativação todos os participantes do RSiX – Ponto de Troca de Trafego do Rio Grande do Sul, entre eles as infraestrutura de acesso à banda larga (Adsl e Cable Modem), backbones GlobalCrossing, GVT, OI e RNP, além de vários outros provedores de acesso  e conteúdo que participam do RSiX (http://rs.ptt.br/particip.html), entre eles a RedeTchê, Ufrgs, PucRS, Unisinos e outros.