Wireless Application Protocol WAP
(Protocolo de Aplicações sem Fio)


Traduzido e resumido por Leonardo Penczek

Definição

WAP é um ambiente de aplicações e um conjunto de protocolos de comunicação para aparelhos sem fio, desenvolvido para proporcionar uma tecnologia de acesso à Internet e a serviços avançados de telefonia independente de fabricantes, vendedores ou tecnologias

Introdução

WAP é o elo de ligação entre o mundo móvel e a Internet, bem como Intranets corporativas. WAP oferece uma gama ilimitada de serviços para os assinantes – independente de suas redes, plataformas ou terminais.

Assinantes móveis podem acessar as mesmas informações de seus computadores de mesa através de um aparelho de bolso, como um telefone celular ou pager.

WAP é um padrão global e não é controlado por uma única companhia. Ericsson, Nokia, Motorola e Unwired Plant fundaram o WAP Forum em 1997, com os propósitos de definir uma especificação para desenvolvimento de aplicações em cima de redes sem fio. A especificação do WAP define um conjunto de protocolos nas camadas de aplicação, sessão, transação, segurança e transporte, que permitem às operadoras, fabricantes e provedores grande flexibilidade na criação e diferenciação de seus produtos.

WAP também define um ambiente de aplicação (WAE Wireless Application Environment) que permite a diferenciação de serviços a aplicações, incluindo um microbrowser, script, e-mail e mensagens.


Aparelhos com WAP

Baseado no modelo Internet, os aparelhos WAP possuem um microbrowser, enquanto as aplicações e o conteúdo ficam hospedados em servidores Web.

Benefícios

* Operadoras:

WAP irá cortar custos e aumentar a base dos assinantes por melhorar serviços já existentes e por oferecer uma gama de novos serviços e aplicações, como mensagens de texto, email, WWW, etc. Novas aplicações podem ser introduzidas rapidamente sem a necessidade de alterações na infra-estrutura ou aparelhos. Isso permitirá às operadoras se diferenciarem de seus concorrentes proporcionando novos serviços, aumentando a fidelidade dos consumidores e aumentando o faturamento.

* Provedores de Conteúdo

As aplicações serão escritas em WML (wireless markup language) que é um subconjunto de XML (extensible markup language). Usando o mesmo modelo da Internet, WAP irá permitir a construção rápida e simples de aplicações e serviços através da WML. Como WAP é global, os provedores terão imediato acesso a uma grande quantidade de potenciais consumidores para suas aplicações e serviços. Os consumidores móveis são mais sedentes por novidades para seus aparelhos móveis, o que significa uma significativa fonte de faturamento.

* Usuários Finais

WAP fornece um acesso fácil e seguro para as informações e serviços disponíveis na Internet, tais como mensagens, home banking, divertimento e comércio eletrônico através de aparelhos móveis. Informações de Intranets corporativas também poderão ser acessadas via WAP. Por causa da grande flexibilidade que os fabricantes de aparelhos móveis possuem, os usuários possuirão uma significativa liberdade de escolha de aparelhos, aplicações suportadas e operadoras. Os usuários poderão requisitar e enviar informação em um canal controlado, de custo reduzido, tornando-se um grande atrativo para consumidores que desejam mais funcionalidades em seus aparelhos móveis. Além disso, como principal foco, o aceso à Internet através de um dispositivo móvel irá fazer com que os provedores de conteúdo explorem toda o potencial do WAP. Os desenvolvedores terão maior acesso ao público-alvo, através das bases de assinantes das operadoras. Com isso, eles oferecerão preços mais competitivos pelo seu conteúdo. A capacidade de "empurrar" informação do WAP, que é um grande diferencial da WWW normal, irá permitir que provedores de informações do tempo e de viagens usem WAP, além de representar um enorme potencial a ser explorado por operadoras e provedores.

Por que escolher WAP?

WAP utiliza os padrões da Internet, tais como XML, UDP e IP. Vários protocolos WAP são baseados em protocolos Internet, mas otimizados para o ambiente sem fio: baixa taxa de transferência, latência e pouca estabilidade.

Padrões Internet como HTML,HTTP,TLS e TCP são ineficientes para redes sem fio, requerendo grandes quantidades de dados a serem trafegados. HTML não pode ser eficientemente mostrada em displays de pagers e telefones.

WAP utiliza transmissão binária para maior compressão de dados e é otimizado para grande latência e pouca largura de banda. Sessões WAP tratam conexões intermitentes e pode operar em uma grande variedade de transportes sem fio.

WML e WMLScript são usados para produzir conteúdo WAP. Eles otimizam o uso de displays pequenos, desde 2 linhas de texto até totalmente gráfico, e a navegação pode ser feita com uma só mão.

A pilha de protocolos WAP foi projetada a minimizar a largura de banda requerida e maximizar o número de redes sem fio para utilizar WAP. Várias redes podem ser utilizadas, incluindo GSM 900, 1800 e 1900 MHz, IS-136, DECT, TDMA, PCS, FLEX e CDMA. Todas as tecnologias de rede também serão suportadas, tais como Short Message Service, USSD, circuit-switched cellular data (CSD), cellular digital packet data (CDPD) e GPRS.

Como a arquitetura WAP é escalonável, cada camada pode ser desenvolvida separadamente das outras. Com isso é possível introduzir novos serviços ou usar novos protocolos de transporte sem maiores alterações nas outras camadas.

Exemplo de Arquitetura WAP

WAP proverá múltiplas aplicações para negócios, como banking, acesso a bases de dados corporativas e serviço de mensagens.


Interface de Mensagens

A requisição feita do aparelho móvel é enviada como uma URL para a rede da operadora pelo Gateway WAP, que faz a interface entre a operadora e a Internet.


Arquitetura do Gateway WAP

Arquitetura do Gateway WAP

WDP - Wap Datagram Protocol - é a camada de transporte que envia e recebe mensagens de qualquer plataforma disponível, incluindo SMS, USSD, CSD, CDPD, IS-136 e GPRS.

WTLS - Wireless Transport Layer Security - é uma camada opcional que possui rotinas de criptografia para prover um serviço de transporte seguro, para e-commerce, por exemplo.

WTP - Wireless Transport Protocol - é a camada que fornece um suporte a transações, adicionando confiabilidade ao serviço de datagramas do WDP.

WSP - WAP Session Protocol - é uma camada leve que permite uma eficiente troca de dados entre aplicações.

HTTP Interface - serve para buscar o conteúdo WAP requisitado pelo aparelho móvel da Internet .

O conteúdo WAP é convertido para uma forma binária compacta para a transmissão sem fio.


Conteúdo WAP em forma binária compacta

O microbrowser WAP interno do aparelho interpreta o código binária e apresenta o conteúdo WAP interativo.


Display do Aparelho Móvel

O Futuro do WAP

O enorme interesse e desenvolvimento na área de comunicação de dados sem fio tem causado uma grande colaboração em desenvolvimento tanto de operadoras, quanto de fabricantes e desenvolvedores de conteúdo. Se os protocolos WAP fizerem tanto sucesso quanto TCP/IP, o WAP Browser vai fazer para a Internet móvel o que o Netscape fez para a Internet.

Como uma tecnologia fixa, a Internet mostrou sua capacidade de atingir milhões de pessoas em todo mundo. Em contrapartida, usuário móveis tinham somente níveis básicos de funcionalidade, e começaram a pressionar a indústria a mover-se de um ambiente fixo para móvel, levando todos os benefícios do ambiente fixo.

Inicialmente, é esperado que os serviços sejam providos em cima da plataforma SMS, que já está bem estabelecida. Até mesmo porque GSM não oferece as taxas de transferencia que permitem o uso de multimédia móvel e Web Browsing. Já com GPRS, que pode aumentar a velocidade até 115 kbps, assim como outras plataformas de alta largura de banda, será possível acessar dados com velocidades equivalentes e até maiores que uma linha fixa. GPRS é tido como o par perfeito do WAP, com seus time-slots distintos servindo para gerenciar pacotes de dados de uma maneira que previne penalidades por segurar uma conexão de comutação de circuitos.

Fabricantes e Serviços WAP

Ë esperado que os fabricantes sofram grandes mudanças como resultado da tecnologia WAP, que irá modificar o "look & feel" dos aparelhos que eles produzem.

Com mais de 75% da indústria de aparelhos móveis envolvida com o WAP Forum, é bem provável que essas mudanças atinjam todo o mundo móvel. Os aparelhos conterão um microbrowser que interpretará o código binário (gerado de WML/WMLScript) e mostrará o conteúdo interativo para o usuário final.

Os serviços disponíveis para os usuários serão vastos, como resultado da especificação aberta do WAP, e pela simplicidade das linguagens WML/WMLScript. Informação será disponível tanto para busca (pull) quanto para a fornecida (push), junto com a habilidade de usar tanto dados como voz. Por isso, a navegação Web experimentada em desktops não será o alvo principal do WAP.

Aplicações em tempo real e serviços que demandam pequenas mas importantes informações serão a chave do sucesso do WAP. Preços de lojas, notícias, tempo, informações de viagens são alguns exemplos em que WAP irá prover serviços.

Com isso, uma nova guerra surgirá. A indústria móvel irá lutar para promover aos seus consumidores novos serviços. Como o canal WAP é mais seguro e confiável para transações do que a Internet fixa, o e-commerce será um outro grande ramo a ser explorado.

Concorrentes do WAP

Subscriber identity module toolkit (SIM) - o uso de SIMs ou smart cards em aparelhos sem fio já é bastante disseminado e é utilizado em outros setores também.

Windows CE - um sistema operacional multitarefa, embutido em aparelhos de mão e similares

JavaPhone™ - inclui uma máquina virtual Java™ dentro dos aparelhos, podendo baixar novas funcionalidades da Internet.

Vantagens do Wap em relação aos seus concorrentes:



Bibliografia:

Phone.com: Wireless Application Protocol (WAP)