ISDN/BRI

O ISDN/BRI (Basic Rate Interface) normalmente é utilizado em residências ou em pequenas empresas, servindo como substituto para acessos telefônicos tradicionais. O ISDN/BRI é composto de dois canais de dados (B channels) de 64Kbps, e um canal de sinalização (D channel) de 16Kbps. Cada canal B pode ser utilizado tanto para voz (ligação telefônica) quanto para dados (acesso à rede corporativa, à Internet, etc.). 

Em uma única linha ISDN, é possível conectar vários dispositivos ISDN, sendo permitido, porém, a utilização simultânea de apenas dois deles (Ex: fax + telefone, acesso Internet + telefone). Os dois canais B podem ser agrupados, resultando num único link de 128K para dados. 

Figura 1 - ISDN / BRI

Na instalação do ISDN/BRI, a companhia telefônica fornece e instala um Terminal de Rede (NT - Network Terminator) na residência do usuário ou na empresa. Os equipamentos ISDN, tais como: telefone, fax, roteador, placa para PC, kit de videoconferência, etc. são conectados diretamente a esse Terminal de Rede. 

Figura 2 - Instalação de ISDN / BRI 

Para conectar equipamentos não-ISDN (fax, telefone, modem convencional, etc.) a uma linha ISDN é necessário utilizar um Adaptador de Terminal (TA - Terminal Adapter). Os equipamentos não-ISDN são conectados ao Adaptador de Terminal, que por sua vez é conectado ao Terminal de Rede. Alguns modelos de Terminais de Rede possuem Adaptadores de Terminal embutidos. Neste caso equipamentos não-ISDN podem ser conectados diretamente ao Terminal de Rede. 

 

Canais ISDN

A: Canal telefônico analógico de 4 kHz.

B: Canal PCM digital de 64Kbps para voz ou dados (Canal mensageiro).

C: Canal digital de 8 ou 16Kbps

D: Canal digital de 16Kbps para sinalização fora da banda.

E: Canal digital de 64Kbps para sinalização ISDN interna.

H: Canal digital de 384, 1536 ou 1920Kbps.