ISDN/PRI
O ISDN/PRI (Primary Rate Interface) normalmente é utilizado por empresas ou provedores de acesso a Internet. Na versão Européia, adotada pelas companhias telefônicas brasileiras, a interface ISDN/PRI é composta por 30 canais de dados (B channels) e um canal de sinalização (D channel) de 64Kbps, fornecidos através de um link interface E1. A versão americana, por sua vez, possui 23 canais B e 1 canal D, fornecidos através de um link interface T1.
Figura 3 - ISDN / PRI
Da mesma forma que no ISDN/BRI, os canais de dados podem ser agrupados, atingindo velocidades maiores, múltiplas de 64 Kbps. O ISDN/PRI suporta nos canais B os mesmos serviços disponíveis para o ISDN/BRI. Na utilização em comunicação de dados, podem ser utilizados tanto para interligação de redes, quanto para acesso remoto.
Figura 4 - Exemplo de equipamento com suporte a ISDN / PRI
Para a instalação do ISDN/PRI, normalmente feita no provedor de acesso ou na empresa, a companhia telefônica fornece um tronco digital com interface ISDN/PRI (30 canais B e um canal D), que deve ser conectado diretamente a um equipamento do tipo RAS Integrado, que suporta esta interface (figura 4). Em geral este equipamento é um roteador ou um servidor de acesso remoto voltado à comunicação de dados. Os servidores de acesso remoto geralmente suportam conexões de usuários remotos tanto através de ISDN/BRI quanto através de linhas analógicas (modems).